Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sicblogue

Henrique Cymerman galardoado

"Fiquei muito contente e surpreendido, pois este tipo de distinções são muito políticas e eu nunca estive ligado a lóbis", disse ao CM Henrique Cymerman. O correspondente da SIC em Israel, que também colabora com o diário ‘La Vanguardia’ e com a TV Antena 3, de Espanha, foi distinguido com o Prémio Godó 2009, o mais alto galardão de jornalismo, atribuído pela Fundação Conde de Barcelona.
Uma série de reportagens sobre os 40 anos da guerra entre árabes e israelitas, publicadas no diário catalão, valeu-lhe a distinção. Mas o jornalista considera que foi "apenas um pretexto". "Tomaram a decisão de me premiar e escolheram depois as reportagens. Queriam distinguir o meu trabalho, pois, no fundo, represento uma visão neutral do conflito."
Para Cymerman, receber o Prémio Godó foi "um reconhecimento importante. Fiquei muito contente e quem diz que estes prémios não importam não está certo. Claro que importam. O Prémio Godó já foi entregue a jornalistas como Robert Fisk e, em 2008, foi atribuído ao ‘The New York Times’".
O jornalista, de 50 anos, vive em Israel desde os 16 e tem-se destacado pela imparcialidade com que relata os acontecimentos no Médio Oriente. Já foi distinguido com a Ordem do Infante D. Henrique.
PERFIL
Henrique Cymerman nasceu no Porto em 1959. De origem judaica, mudou-se para Israel, onde se licenciou em Ciências Sociais. Em 1982 trocou a carreira docente pelo jornalismo.