Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sicblogue

"A Fraude" começa a ser emitida amanhã!

O BPN ficará na história por várias razões. Provocou um prejuízo aos contribuintes que já chegou aos 3 mil e 400 milhões de euros e que, se tudo correr mal, chegará aos 7 mil milhões.

Nacionalizar o BPN, para proteger os depositantes e evitar o risco sistémico que contagiasse a banca e a economia em geral, revelou-se, afinal, um peso demasiado grande para o Estado. A decisão política, assumida por um governo socialista, nacionalizou os prejuízos. Durante 5 meses, uma equipa da SIC mergulhou no dossier BPN.

O jornalista da SIC Pedro Coelho falou com 51 pessoas, entre banqueiros e ex-banqueiros, arguidos dos processos judiciais em curso, advogados, acionistas e administradores do BPN e da SLN, hoje Galilei, clientes lesados, políticos.

O BPN pesará na consciência de muitas dessas pessoas: a maioria rejeitou ser entrevistada. A investigação da SIC juntou pontas soltas, chegou a factos novos, mergulhou a fundo na fraude, descobrindo nomes de eventuais implicados que permaneciam afastados das manchetes.

A ‘Grande Reportagem’ apresenta uma ‘Fraude’ dividida em 4 capítulos.

  1. "A Linha do Tempo"
  2. "Anatomia de um Golpe"
  3. "No Rasto do Dinheiro"
  4. "A Caixa Negra"

Tudo isto poderá ser visto em "A Fraude" que será emitida no ‘Jornal da Noite’ nos dias amanhã, quarta, quinta e sexta-f

eira.