Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sicblogue

Dia 24 Vida Selvagem em português

O filme conta a história de uma ave que só existe nos Açores e cujo nome é uma justa homenagem ao investigador que a descobriu nos anos ’90 - Luís da Rocha Monteiro.

O documentário segue o percurso de um grupo de observadores de aves nos Açores, que procura avistar os pontos de concentração dos Painhos e outras aves raras, no imenso mar que circunda a Ilha Graciosa. Pelo meio, são abordados diversos aspetos relacionados com a vida marinha da região: as reservas da Biosfera do Arquipélago e os trabalhos de campo que os investigadores da Universidade dos Açores desenvolveram nos últimos anos, no capítulo da conservação das espécies.

O jovem investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade de Açores, não chegou a ver reconhecida a espécie a que o seu nome ficou ligado. Luís da Rocha Monteiro morreu a 11 de dezembro de 1999, quando o avião da SATA, em que seguia, de Ponta Delgada para a Horta, embateu no Pico da Esperança, na ilha de S. Jorge, vitimando os 35 ocupantes.

Contudo, o trabalho para a caracterização da nova espécie já tinha sido lançado por ele e o estudo foi concluído por uma equipa do DOP, sob a orientação de Mark Bolton e da Royal Society for the Protection of Birds. O artigo científico foi publicado em Outubro de 2008 e a espécie, hoje tão acarinhada pelos observadores de aves nos Açores, ganhou o nome do seu descobridor, sendo por isso baptizada como oceanodroma monteiroi… ou painho-de-monteiro.

13 anos depois da sua morte, Luís Monteiro ainda hoje é considerado um dos mais produtivos investigadores do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.