SICBlogue entrevista... Sofia Carvalho
No dia em que a SIC Mulher comemora o seu 10 aniversário, o nosso blogue desafiou a diretora do canal para uma entrevista inserida na rubrica 'SICblogue entrevista...' Sofia Carvalho, que faz hoje anos, comemora de forma difente de há 10 anos para cá. Ao SICblogue, a diretora executiva do canal feminino do grupo Impresa fala dos 10anos da SIC Mulher, do Querido Mudei a Casa e do desafio de gerir a revista Activa!
A SIC Mulher faz hoje 10 anos de existência. Qual é o balanço que faz deste tempo?
Um balanço muito positivo. Houve uma aposta clara da SIC nos canais temáticos, no caso da SIC MULHER, um canal temático dedicado à Mulher que hoje comemora o seu décimo aniversário. O projecto nasceu, cresceu e é hoje um dos canais mais vistos no cabo.
Se fosse hoje, voltava a arriscar na aposta da SIC Mulher?
Sim, sem dúvida, mas talvez de uma forma diferente. Aprendi ao longo destes 10 anos e apostaria nalguns conteúdos que hoje sei que seriam mais rentáveis do que me pareceram na altura. De qualquer forma as decisões seriam muito idênticas.
Há concorrência para a SIC Mulher em termos de canais temáticos?
Há sempre concorrência. A audiência é um alvo em movimento. Um jogo de futebol pode ser concorrência para a SIC MULHER. Se entendermos que hoje há canais dedicados exclusivamente à culinária, e que no passado a culinária fazia parte do universo feminino, podemos ver como as coisas estão abertas.
Neste mês vamos ter estreias?
Sim. Hoje, dia 8 de Março, vamos ter uma programação Especial que assinala o 10º aniversário do canal. Vamos estrear “À sua medida” uma magazine nacional de Lifestyle apresentado pela Raquel Strada. Um programa que abordará temos como a Moda, Beleza, Culinária. Em meados do mês vamos estrear a 2ª temporada do programa 100 Tabus, apresentado pela Sexóloga Marta Crawford, onde os temas ligados à sexologia são abordados de uma forma descontraída, sem Tabus. Vamos ainda estrear mais uma temporada do programa “Querido, Mudei a Casa”, e teremos também algumas estreias internacionais. Vamos também assinalar este dia com uma festa que faremos em conjunto com a Moda Lisboa.
É cara de um dos programas mais bem sucedidos: o “Querido Mudei a Casa”. O que é que a fez aceitar o desafio?
Aceitei o desafio por 2 razões; razões orçamentais, na altura não tínhamos possibilidade de pagar cachet a uma apresentadora, e também pelo interesse que eu tinha no desafio que era apresentar um programa.
O que é que os portugueses ainda podem esperar do canal?
Podem esperar para ver.
É fácil conciliar a direcção do canal com a apresentação do programa?
Tudo se torna mais fácil quando queremos.
Curiosamente faz anos no dia do aniversário do canal. É dia de festa dupla?
É uma festa tripla. É o dia do aniversário do canal, o dia Internacional da Mulher e curiosamente é o dia do meu aniversário. Só motivos de celebração!
Em 2004, a propósito da comemoração do primeiro aniversário da SIC Mulher, referiu que faltavam homens do canal. Ainda mantém a opinião que tinha?
Ao longo destes anos fomos tendo a participação masculina nalguns programas. O objectivo é continuar assim.
Recentemente abraçou um novo projecto: a direcção da revista Activa, também do grupo Impresa. Foi um novo desafio?
Como é que está a correr? Sim, é um grande desafio. Ainda é tudo muito recente mas está a correr muito bem.
O SICBLOGUE AGRADECE A DISPONIBILIDADE DEMONSTRADA PELA SOFIA CARVALHO
PARA QUE ESTA ENTREVISTA FOSSE POSSÍVEL