Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sicblogue

Os Eleitos esta quinta na Grande Reportagem SIC

Altos, louros, um pouco distantes mas, ao mesmo tempo, descontraídos e informais. Deles se diz que são os mais felizes do mundo, os mais desenvolvidos, os menos corruptos. Falamos dos povos da Escandinávia, apontados, frequentemente, como modelos de virtudes, num mundo de injustiças e desigualdades sociais. Mas será a realidade política escandinava tão diferente da portuguesa como se diz?

E quais as origens dessa diferença? Na ‘Grande Reportagem’, comparámos práticas e modos de vida dos políticos de Portugal e da Dinamarca. Na capital dinamarquesa estivemos com ministros sem guarda-costas; acompanhámos governantes e deputados, de bicicleta, a caminho do emprego; assistimos a reuniões de câmara onde se canta para desanuviar as tensões da refrega política; falámos com opositores que aplaudem, sem reserva, o trabalho desenvolvido pelos eleitos e votam em conformidade.

Decorámos o nome de todos os membros do gabinete da ministra do comércio e investimento, que partilha um quinto andar com outros três ministros do governo da Dinamarca. E assistimos, incrédulos, a uma espécie de ”big brother” institucional para perseguir os cidadãos que fogem ao fisco.

Acompanhámos, igualmente, três eleitos portugueses: a Ministra da Justiça, o deputado António Serrano, que foi ministro da agricultura do governo Sócrates, e Jaime Soares, o autarca português há mais tempo no cargo, que dirige Vila Nova de Poiares desde 1974. Personalidades distintas, latitudes distintas, origens históricas e culturais com diferenças bem vincadas. Neste nosso modo de ser tão português, invejamos o modelo nórdico na exata proporção em que desdenhamos dos que nos governam. Mas esquecemo-nos, com frequência, que, em democracia, os eleitos são o reflexo daqueles que os elegem. 

Jornalista - Carlos Rico;

Imagem – Rui Flórido,

Edição de Imagem – António Soares;

Grafismo – Paulo Alves;

Produção – Maria Calado/Isabel Mendonça;

Coordenação – Cândida Pinto;

Direção – Rodrigo Guedes de Carvalho/Alcides Vieira

1 comentário

Comentar post