Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sicblogue

Balsemão entrevista Mariza

"Uma espécie de festa da música portuguesa." É assim que Miguel Cadete, director da revista Blitz, define a próxima edição, que na sexta-feira chega às bancas, um número especial, de coleccionador, com 164 páginas. Isto porque, para comemorar os 25 anos do título, a revista decidiu surpreender os leitores e revisitar os últimos 50 anos da música nacional. Uma entrevista a Mariza conduzida por Francisco Pinto Balsemão e outra a David Fonseca, pelo jornalista de política Ricardo Costa, são duas das novidades apresentadas.
"Para esta edição, queríamos jornalistas que não fossem da área musical, para conseguirmos perspectivas diferentes", explicou ao DN Miguel Cadete. "Como sabia que Francisco Balsemão é fã da Mariza, convidei-o para fazer a entrevista", adiantou. "E, tal como a de Ricardo Costa ao David Fonseca, acho que resultou muito bem. Para além da carreira musical, são abordados aspectos mais pessoais", justificou Miguel Cadete.
A eleição dos melhores discos e das melhores canções da música portuguesa, por décadas, desde a de 60 até à primeira deste século, é outra das apostas para esta edição especial. Estas listas dos melhores, eleitos pela Academia Blitz - constituída por artistas, músicos, editores, agentes, jornalistas e críticos - é contextualizada por artigos de enquadramento para cada uma das décadas. Luís Pinheiro de Almeida escreve sobre a década de 60, José Niza assina o artigo dos anos 70, Miguel Cadete dá a sua visão, enquanto consumidor de música dos 80, Henrique Amaro testemunha a última década do século XX e João Miguel Tavares fala sobre os últimos dez anos da música nacional. O retrato de "alguns dos monstros sagrados" dos últimos 50 anos do panorama musical português é outro dos destaques deste número 41 da revista Blitz. Amália, Carlos Paredes, José Afonso, António Variações, Xutos & Pontapés e Madredeus são alguns dos exemplos.
Com uma edição mais cuidada ao nível da fotografia, Miguel Cadete destaca ainda a publicação de 15 retratos, a preto e branco, de artistas nacionais, realizados pelo fotógrafo Simon Frederik para a exposição By Invitation Only e que agora são publicados pela primeira vez.
fonte & foto: DN