Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sicblogue

Bruno Aleixo: o homem que começou na net

Bruno Aleixo, um boneco peludo, com sotaque bairradino, residente em Coimbra, dava conselhos na Internet e acabou à frente de um "talkshow" na SIC Radical. Eis a alternativa no humor nacional: não se ri do actual; ri-se, só.
A personagem nasceu das mentes vibrantes de três rapazes que não queriam brincar com a actualidade, nem ter semelhanças com programas humorísticos de referência, como os "Gato fedorento", "Os contemporâneos" ou "Contra-informação". João Moreira, João Pombeiro e Pedro Santo têm perto de 30 anos, vivem entre Coimbra e Lisboa e, juntos, formam os GANA - Guionistas e Argumentistas Não-Alinhados.
"O nosso interesse em satirizar a actualidade é nulo", clarifica Pedro Santo. Querem, sim, desenvolver a personagem, criar empatia com o público. "[O Bruno Aleixo] é diferente de um programa de 'sketches'. É como ler um conto e um romance. No romance, as pessoas habituam-se às personagens. No conto, não", completa João Moreira.
Bruno Aleixo nasceu com um fim específico, abortado, que os autores preferem ocultar. Mesmo assim, decidiram pôr online os curtos vídeos em que o boneco aparecia a dar conselhos póstumos. "Nunca comas cornetos no café do Aires. Ele desliga a arca à noite e a bolacha fica toda mole" foi um deles. E o culto começou.
"Acabou por ficar muito mais estranho do que se estava à espera", diz João Moreira, aludindo a essa fase inicial da vida do boneco, em que ele ainda é um "ewok". "Entretanto, foi ao Brasil fazer uma plástica e agora aparenta ter cara de cão", explica Moreira, acrescentando que "encenou a própria morte". Dez conselhos e uma sessão d' "Os incorrigíveis" depois, a SIC Radical propôs transportar Aleixo para o ecrã.
Os "Não-Alinhados" resolveram, então, adaptar o "talk show" tradicional à personalidade do boneco. N' "O programa do Aleixo", prosseguem as dicas invulgares, mas há espaço, ainda, para cantar e interagir com figuras públicas e outras personagens (como o Busto). O último episódio, dedicado ao fim de ano, vai para o ar brevemente - em diferido, porque "o Aleixo diz que é mais barato".
fonte: JN

1 comentário

Comentar post