Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sicblogue

SIC renova aposta na informação!

'Histórias com Gente Dentro ' estreia dia 9 e, a partir de 16, todos os dias da semana têm um novo espaço informativo. A mudança acontece após o concurso de Bárbara Guimarães e Eduardo Madeira ter saído da grelha dos dias úteis
Saiu o concurso de Bárbara Guimarães e Eduardo Madeira da grelha de segunda a sexta-feira, entram programas de informação. O director de Informação da SIC, Alcides Vieira, recusa que a saída de M/F - Sarilhos em Casa dê passagem aos formatos jornalísticos, mas, a partir da próxima semana, a informação termina às 21.40, ocupando mais vinte minutos do que acontece actualmente. No dia 9 começa Histórias com Gente Dentro, misto de reportagem e documentário em cinco episódio, da jornalista Ana Sofia Fonseca. Na semana seguinte estreiam-se novos formatos e rearrumam-se outros, como Grande Reportagem e Perdidos e Achados.
Alternativo quanto baste, Histórias com Gente Dentro, reúne relatos cruzados de gente anónima, recolhidos no último ano. Desde o que vêem da sua janela, ao que se passa num mercado, num prédio ou recolhendo depoimentos de viciados (em sexo, no jogo, em drogas). Um projecto "arriscado", reconhece Alcides Vieira, mas "o que interessa é a qualidade".
Reforçar a informação tem sido a marca do canal desde o início do ano, renovada agora. "A informação tem sido o elemento estratégico da SIC. Mal estaria a direcção de Informação se ficasse parada", sublinha Alcides Vieira, justificando as mudanças. "As grelhas não podem ser estáticas", resume.
Programas há, porém, que ficaram pelo caminho. Como o debate Aqui e Agora, moderado por Rodrigo Guedes de Carvalho (com 857 mil espectadores de audiência média em 15 emissões) e a Grande Entrevista com Mário Crespo (com 756 mil espectadores em 16 emissões). Não porque tenham sido fracassos, mas porque "estava previsto que iam até à pré-campanha e à campanha; entretanto, entraram uma série de eventos especiais a que chamámos Portugal 2009 [realizados em parceria com o jornal Expresso]", sustenta o director de Informação em conversa com os jornalistas, ontem, na SIC.
Permanecem Grande Reportagem (média de 885 mil espectadores em 29 emissões), Perdidos e Achados, que deixa de ser uma rubrica do Jornal da Noite, e o programa Vencer o Cancro, que transita da SIC Notícias. Os outros dias da semana também terão novidades.
fonte: site DN