Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sicblogue

"Tenciono andar por aqui durante muitos anos"

"A SIC é hoje uma menina que faz 18 anos. Os dois primeiros anos de vida foram mais complicados do que pareceram na altura, mas como gosto de aventuras... É e tornou-se uma grande televisão." Foi com estas palavras, carregadas de emoção, que Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, que detém a SIC e outros títulos como a revista Caras, Visão e o semanário Expresso, subiu ontem ao palco do Teatro Tivoli, em Lisboa, para feli- citar a estação de Carnaxide pelos seus 18 anos de existência.
Vivia-se o ano de 1992 quando a jornalista Alberta Marques Fernandes, na altura pivô da estação, abriu a meio da tarde aquele que foi o primeiro bloco noticioso da SIC.
Recebido de pé pelo público presente na sala de espectáculos, Francisco Balsemão mostrou ser um homem cheio de energia. Aos 73 anos, o jornalista, como faz questão de se definir, pretende manter-se firme no comando da SIC. "Tenciono andar por aqui mais anos, há muito que fazer... A televisão está em permanente transformação", afirmou, à frente das câmaras, o antigo primeiro- -ministro.
Nuno Santos, director de Programas da SIC, não hesita em reconhecer que a estação é uma televisão com marcas de identidade que vão ao encontro do perfil de Balsemão. "Este é um dia feliz para a estação, para quem a faz e fez. Mas há que referenciar que o líder desta empresa é o doutor Pinto Balsemão, e ele é uma personalidade dos media. A empresa tem muito do que é o doutor Balsemão enquanto pessoa: tem uma independência face aos diferentes poderes e tem, sobretu-do, uma confiança no futuro, mesmo nas alturas mais difíceis, e isso é algo muito admirável. Nunca vi Francisco Pinto Balsemão verdadeiramente abatido, e isso é um estímulo para todos", afirmou ao DN Nuno Santos, um dos pio-neiros da SIC e da SIC Notícias.
Numa emissão que teve início às 09.00 da manhã e terminou às 19.00, foram muitos os rostos de peso que passaram pelo palco do Tivoli para dar os parabéns à primeira estação privada de Portugal. "Neste dia festivo desejo que continuemos a ser a família que somos. Há que dizer que uma das grandes riquezas da SIC deriva do seu criador... Aqui temos total liberdade, estamos imunes a pressões", elogiou Rodrigo Guedes de Carvalho, subdirector de informação da SIC e pivô do Jornal da Noite. Na área da ficção nacional, também Diana Chaves, protagonista da novela Laços De Sangue, deixou palavras de apreço e carinho. "Só posso deixar uma palavra de parabéns. Esta é a estação onde espero crescer", disse a actriz de 29 anos.
Com os olhos já postos no futuro, Luís Marques, director-geral da SIC, anunciou algumas novidades que vão chegar à estação: "Vamos aumentar a oferta de canais temáticos. E esperamos que, no final de 2011, tenhamos toda a nossa linha de produção a funcionar em alta definição. Será um investimento que poderá ir entre quatro e dez milhões de euros."
DN

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.