Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sicblogue

EXCLUSIVO MUNDIAL SIC: José Mourinho

José Mourinho tem um segredo para o sucesso? A SIC transmite esta noite uma reportagem sobre o homem e o seu trabalho, a pretexto de receber, em Janeiro, a "bola de ouro" 2010. A sua força interior e a sua capacidade de liderança são os pontos destacados.
No especial da SIC "José Mourinho - o melhor treinador do mundo", o jornalista Nuno Luz apresenta a carreira fulgurante do técnico português que, em 10 anos, passou por seis clubes, 500 jogos - dos quais ganhou mais de 300 - e conquistou 17 títulos.
É a história de um homem que vive para o êxito, mas que garante recusar-se a acreditar em rituais ou superstições. Antes de cada jogo Mourinho não faz figas. Lê a Bíblia e fala com a família.
O pretexto da reportagem não é menor: em Janeiro a FIFA vai entregar, pela primeira vez, a "bola de ouro" ao melhor treinador do mundo. A peça, que vai para o ar a seguir ao "Jornal da Noite", procura destacar as qualidades que fazem de Mourinho um caso único não só de técnica de futebol, mas sobretudo de liderança. "Não é um trabalho sobre futebol. É um trabalho sobre liderança", realçou o director de informação da SIC, Alcides Vieira.
Nuno Luz recolheu mais de 20 testemunhos de jogadores (entre os quais Diego Maradona), técnicos e até do presidente do Real Madrid (actual clube onde treina), Florentino Perez.
O resultado é a fotografia de um homem que não esconde que a sua vida se faz de muita autoconfiança e convicção na procura de sucesso, de ganhar títulos e ser reconhecido.
Diego Maradona, considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos, foi um dos testemunhos ouvidos. Exaltou o treinador português afirmando que "ele tem o respeito de todos os jogadores do Mundo e, isso, não há dinheiro nenhum que possa comprar". Outros jogadores testemunham que Mourinho "está destinado a ser o melhor treinador de todos os tempos".
Ao longo da reportagem percebe-se a procura de uma resposta à pergunta "qual o segredo de Mourinho?". Teria o treinador metas estabelecidas? "Não posso dizer que tivesse metas ou números, mas tinha uns focos a indicar-me o caminho e a direcção", refere a Nuno Luz.
A imagem que se apresenta do técnico é a de um homem que sabe comunicar com os jogadores com a certeza do que quer; que trabalha por objectivos bem definidos e com método, além de "gerir de forma inteligente todos os recursos humanos que estão em seu redor", como diz o seu adjunto, Rui Faria.
Cristiano Ronaldo ressalta outra qualidade: "O que eu gosto mais nele é a disciplina".
O percurso realça o ano de 2004 em que foi considerado pela primeira vez o "melhor do mundo". Rui Faria, que José Mourinho chama de seu sucessor, resume a pessoa: "A ciência trouxe-nos a clonagem. A clonagem no seu caso é impossível".

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.