Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sicblogue

Esta quinta há Reportagem Especial sobre Luanda

É um dos maiores empreendimentos imobiliários do continente africano. Custou quase 700 milhões de euros e está a ser construído no centro de Luanda.

Um projeto que dá emprego a mais de 800 portugueses. 12 anos depois do fim da guerra uma equipa de reportagem da SIC viajou pela capital angolana. Testemunhou o crescimento e a modernização daquela que ainda é considerada a cidade mais cara do mundo, apesar das desigualdades sociais.

Em 92, quando José se refugiou em Luanda, por causa da guerra, a cidade não era assim. Tinha parado no tempo. Contavam-se os prédios altos apenas com os dedos de uma mão. Agora, são às dezenas: arranha-céus; edifícios modernos, espelhados; alguns de luxo. Aos poucos, a capital angolana, ganhou outro rosto. Sinal de progresso. Modernidade. José assistiu a tudo. Faz parte da nova geração que emergiu do pós-guerra. No centro de Luanda mais de quinhentas famílias do Bairro de Alvalade foram realojadas. Viviam num tradicional musseque, fustigado pelo desemprego e pela miséria.

Em menos de um ano abandonaram os valiosos terrenos que ocupavam há várias gerações em troca de habitações mais dignas na periferia. No mesmo local, nasceu o Comandante Gika, um dos maiores empreendimentos imobiliários do Continente africano. Um projeto de quase meio milhão de metros quadrados erguido no centro da cidade.

Custou quase 700 milhões de euros e emprega mais de 800 portugueses. Luanda está transformada num autêntico centro de negócios de empresas de todo o mundo. Uma capital que movimenta milhões de euros todos os dias e que, agora vê nascer uma nova classe média com maior capacidade financeira. O povo habitua-se às escadas rolantes, às superfícies comerciais, aos hipermercados e às habitações de luxo. Mas a miséria ainda existe. E não é pouca. Tal como em Portugal, os tradicionais mercados de rua ressentem-se da abertura dos hipermercados.

A 'Reportagem Especial' “Luanda” será emitida amanhã no 'Jornal da Noite'.

 

Ficha Técnica:

Pedro Freitas – Jornalista

Paulo Cepa – Repórter de Imagem

Luís Gonçalves – Editor de Imagem