Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sicblogue

Perdidos e Achados recorda expedição da National Geographic aos Açores

Perdidos e Achados - logo

Há 20 anos a Sic acompanhou uma expedição da National Geographic Television. Monitorizavam baleias e golfinhos, para estudar como se alimentam e socializam estas espécies.

 

Os Açores são um Arquipélago encantado. Ao Faial chamam Ilha Azul, pela cor das Hortensias que enfeitam este pedaço do triângulo. São Jorge, Pico e Faial mantêm-se como um dos últimos redutos que ainda preservam a beleza e o mistério. O terramoto que abalou a ilha em 1998 também impulsionou a reconstrução das suas infraestrururas.

E um moderno Centro de Observação do Vulcão dos Capelinhos, que continua a ser figura maior no Faial, atrai ainda mais turistas. Nos últimos dez anos 77% dos visitantes são estrangeiros, atraídos pela beleza do cenário natural e pelas actividades maritimas. Nos últimos dez anos 77% dos visitantes são estrangeiros, atraídos pela beleza do cenário natural e pelas actividades maritimas.

O Turismo tem crescido de forma vertiginosa, sobretudo na última década. Quando, há quase 20 anos, a SIC esteve nos Açores, para acompanhar uma equipa da National Geographic Television, tudo era bem diferente, em terra e no mar. Agora as novas tecnologias ajudam cada vez mais e melhor o trabalho rigoroso dos cientistas que aqui vêm Agora as novas tecnologias ajudam cada vez mais e melhor o trabalho rigoroso dos cientistas que aqui vêm.

Hoje em dia usam-se chips e satélites para acompanhar a migração das espécies, passou a existir sempre um perito a bordo, mesmo quando se trata de viagens de lazer só para observar os cetáceos, aumentou o número de empresas que o fazem, numa vertente cada vez mais ecológica e sustentável...e todos quantos ganhavam com a caça às baleias, proibida desde 1984, ganham agora muito mais, obervando-as com paciência e com ciência.

Jornalista - Ana Paula Almeida

Repórter de Imagem - Jorge Ramalho

Edição de Imagem - Jorge Costa

Coordenação - Luís Marçal

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.