Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sicblogue

Reportagem Especial esta quinta com travão elétrico

Esta quinta-feira no 'Jornal da Noite'

Um número incontável de automóveis pode destravar-se sem que os condutores percebam como tal acontece. Isso é devido a uma característica escolhida por algumas marcas no funcionamento do travão de mão elétrico.

 

Miguel Casquilho, professor no Instituto Superior Técnico, descobriu-o sem querer quando estando no interior da viatura, estacionada, com o motor ligado, sentiu o automóvel andar sozinho rumo a um muro, estando em plano inclinado. Tentou reproduzir o incidente mas só meses mais tarde percebeu porquê.

No seu automóvel, basta fazer o ponto de embraiagem esquecendo engatar uma mudança para o travão de mão elétrico desligar-se.

A SIC testou 10 automóveis das 10 marcas mais vendidas o ano passado em Portugal, de modelos escolhidos aleatoriamente, com caixa manual e travão de mão elétrico, verificando que essa característica está presente em várias viaturas.

Os vendedores nos stands desconhecem-na e por isso não informam os clientes, nos manuais só numa das marcas testada pela SIC está escrito que em veículos com transmissão manual, se a transmissão estiver em ponto-morto, o travão de mão será solto automaticamente quando soltar o pedal de embraiagem e carregar no acelerador.

A SIC levou esta investigação ao ACP e Prevenção Rodoviária Portuguesa que apelam às marcas para, no mínimo, informarem melhor os condutores, considerando estarmos perante um risco, ainda que mínimo para automobilistas e peões.