Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sicblogue

SIC e SIC Notícias emitem documentário sobre Nélson Évora

Nelson-37.tiff

A SIC e a SIC Notícias vão emitir o documentário de João Pedro Plácido que oferece um olhar diferente sobre Nelson Évora.

Entre imagens do passado e a evocação das Olimpíadas, acompanhou-se o atleta no seu quotidiano. A dureza dos treinos, o esforço constante da auto-superação, a tensão nas competições, e a convivência com a mãe e os amigos, são alguns dos momentos que pontuam esta viagem ao íntimo do atleta onde percorremos o caminho de Odivelas até ao Olimpo.

 

‘NELSON’ é um documentário sobre o atleta e o homem por trás da figura pública. Retrato de um indivíduo no desporto. Desde os primeiros passos descomprometidos e brincalhões no atletismo até ao rigor e dia-a-dia da alta competição.

O trajeto percorrido e tudo o que o rodeia. Motivação. Sofrimento. Alegria. Inspiração. A procura do que é comum nos atletas de alta competição e o que os torna tão singulares. O carisma, a personalidade, as atitudes consequentes, exemplares.

As falhas, os momentos que ninguém vê, o carinho de uma mãe distante mas presente, uma irmã dedicada, amigos de infância, um treinador emotivo. Percorrer a carreira com intensivo uso de imagens de arquivo inéditas, desde as primeiras corridas até à recuperação de lesões.Criar no espectador empatia com a evolução do atleta ao longo dos anos. Fazer o retrato de Nelson hoje é deixar um legado.

Os Jogos Olímpicos 2016 são mais uma competição, possivelmente não terão no documentário importância superior a outras. Servem para marcar o tempo presente, datar o filme, pontuar um final. Interessa criar no espectador a sensação de trajeto percorrido, um caminho, um destino consciente, trabalhado. Mostrar que atletas de alta competição por muito natos que sejam, fazem escolhas todos os dias.

É esse dia-a-dia que se quer transmitir, viver, suar, estar. O dia-a-dia de ontem é transmitido por arquivo. Para unir passado e presente, hoje e amanhã, as conversas informais de amigos, do público e de outras pessoas próximas serão privilegiadas às entrevistas.

Vamos acordar com o Nelson, sofrer e rir com ele, partilhar a intimidade sem voyeurismos.

A não perder quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, no 'Jornal da Noite' e sexta-feira, dia 19, o documentário na integra às 23:00H, na SIC Notícias.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.