Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sicblogue

SICBlogue entrevista João Maneira, o Tiago de Mar Salgado

João Maneira em entrevista

Nasceu em Lisboa em setembro de 1995 e há quase 10 anos que se estreou na televisão. Desde aí já passou por vários projetos entre os quais 'Vingança', 'Floribella', 'Laços de Sangue' ou, mais recentemente por 'Mar Salgado' onde dá vida a Tiago Cunha.

O SICBlogue esteve à conversa com o ator João Maneira onde nos revela o segredo do sucesso da novela do horário nobre do canal e aborda os futuros projetos que tem em mãos.

 

Como é que surge o convite para integrar o elenco de Mar Salgado?

João Maneira - O convite surgiu naturalmente, eu como já tinha trabalhado anteriormente na Sp televisão/SIC, o convite veio para a minha agente que foi transmitido para mim, muito simples muito rápido!

Qual foi a cena que custou mais a gravar? 

JM - Bem isso é difícil porque já tive bastante cenas muito difíceis.. Mas posso salientar uma que me custou bastante.. Foi nesta novela 'Mar Salgado' em que eu tinha deslocado o ombro a 2 dias e tinha de fazer uma cena com a Carlota em que ela me traía e eu não podia fazer nada com aquele braço... Era uma cena que envolvia movimento de revolta, de tristeza, de raiva, e tentar fazer isso tudo sem parecer que estava mal do braço foi deveras difícil (risos).

João Maneira e Inês Aguiar nas gravações de Mar Salgado

Em que é que te baseaste para construir o Tiago?

JM - Não me baseei em ninguém em especial, vi um filme que se chama 8 miles do Eminem em que ele tinha uma vida bastante parecida com a minha e o resto veio tudo de mim. Tentei perceber e entender a personagem ao máximo, tentar pensar como ela, pensar como ela reagia ou como falava, tudo isso foi um trabalho que ao longo da novela foi crescendo, aprendo sempre coisas novas todos os dias.

Passado quase um ano, a novela continua líder de audiências. Consegues encontrar razão para este sucesso?

JM - Claro que consigo! A novela teve um elenco de luxo, uma produção super dedicada ao projeto, uma equipa que se esforçou ao máximo para ajudar os atores e o mesmo por parte dos atores! A novela além disto tudo recebeu a ajuda da Globo o que faz qualquer novela melhorar, e também teve um investimento muito grande! Mas, sem dúvida, a história escrita pela Inês, foi uma história que motivou o público de uma forma que nunca vamos conseguir explicar! Porque não se vai haver uma novela igual a esta nos próximos 5 anos.

Olhas para as audiências da novela? 

JM - Por acaso não tenho olhado muito.. Sei que a novela é vista por muita gente! Para mim é um prazer poder fazer uma novela no horário nobre que apresenta mais de 1 milhão e 500 mil espectadores diários! Acho que as audiências são boas para todos, ou seja, sentimo-nos bem quando sabemos que o trabalho que fazemos todos os dias durante um ano atrai também gente para o televisor durante aquela hora e meia! A SIC tem tido concorrência da TVI (com A Única Mulher) mas nenhuma novela que apareça consegue superar 'Mar Salgado' em audiências, só se for num dia ou outro!

João Maneira nas gravações de Mar Salgado

O que é que podemos esperar do Tiago até ao final?

JM - Bem, já falta pouco. Podemos esperar um Tiago compreensivo é bastante amoroso e que no fundo, debaixo daquela placa de cimento que impede a saída de sentimentos se parta e possamos ver um novo Tiago.. Esperemos para ver! As gravações da novela já terminaram.

E agora? Que projetos se seguem na tua carreira?

Neste momento estou de férias. No início de outubro vou começar uma peça de teatro ao qual não posso acrescentar muitos pormenores por falta de informação e de resto é procurar e esperar que chegue o pedido para nova novela ou filme. 

João Maneira na festa do Emmy

Recuemos a 2011. Como é que foi receber a notícia de que 'Laços de Sangue' tinha ganho um Emmy?

JM - Lembro-me como se tivesse sido ontem.. Foi uma sensação que na altura nem sabia como lidar.. Foi a melhor novela do mundo.. Só isso é ótimo saber que as novelas estão a melhorar e que graças a Deus a SIC está a apostar na qualidade e não na quantidade. E desta mudança nasceu a novela portuguesa que ganhou o Emmy de melhor novela. Estou muito grato por ter feito a novela e, de certa forma, ter contribuído para este prémio.

 

Para continuares a acompanhar o trabalho de João Maneira no Facebook clica AQUI e no Instagram clica AQUI

O SICBlogue aproveita para agradecer publicamente a disponibilidade demonstrada pelo ator na realização desta entrevista