Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sicblogue

SICblogue entrevista Marco Costa

marco_costa.jpg

Fez parte do elenco da novela líder de audiências onde dava a vida ao incontrolado Xavier. Marco Costa aceitou o desafio do SICblogue e respondeu-nos a algumas perguntas sobre a novela e sobre o seu personagem.

 

Que balanço faz da participação em Mar Salgado?

Marco Costa - Nao me cabe a mim avaliar mas sim ao público! A única coisa que espero é ter podido ajudar a alertar que a violência doméstica existe!

Escolheria outro final para o seu Xavier?

Honestamente não! Acho que foi o final correcto para a minha personagem.

Que mais o entusiasmou no projeto?

Para além do elenco foi definitivamente a problemática em torno do meu núcleo! Vi logo desde o início que iria ser um grande desafio a título pessoal e profissional encontrar e dar vida a esta personagem!Marco Costa

O facto de ser uma personagem violenta, acha que o Xavier abriu mentalidades para a questão da violência doméstica?

Eu quero acreditar que sim! Pelo menos eu tornei-me mais ciente da questão em todos os órgãos de comunicação social e por isso espero que os espectadores também! Espero que tenham tomado consciência deste flagelo que existe e que a partir de agora se souberem se algo ... denunciem sem hesitar!

Como é que se preparou para o Xavier?

Foi um processo difícil encontrar esta personagem por ser tão diferente da minha pessoa mas contei com a ajuda de várias pessoas. Desde os diretores de atores, dos pescadores de Setúbal e Trafaria, de 3 psicólogos que tiveram contato com casos reais, mas também através de filmes. O núcleo de atores onde estava inserido também me ajudou.

Que tipo de abordagem teve na rua? 

Muitas ofensas principalmente pelo papel que tinha na novela.

Um ator vive de papéis... É importante para um ator ter a oportunidade de experimentar vários registos?

Posso agradecer a sorte de já ter experimentado vários registos mas sim é mais do que óbvio que precisamos de experimentar registos! O descolar de personagens é uma coisa essencial para o actor e para o público!

Dentro de todos os que já desempenhou, qual foi o registo que mais o agradou?

Gosto muito de fazer o registo que como espectador mais odeio ver... comédia.

Onde é que se nota o dedo da Globo neste projeto?

Honestamente onde notei maior mão da Globo foi apenas na revisão de guiões! De resto acho que foi e é um produto muito bem cuidado pela SIC.

Continua a seguir a história?

Quando posso sim claro! Gosto de ver os meus colegas! Conseguimos criar um grande elenco.

Como é que o espetador Marco via as cenas do Xavier?

Foi complicado ver o trabalho final principalmente porque não me identificava em nada com o Xavier. As cenas mexiam muito comigo, muito mesmo!

Pode deixar uma última palavra para os leitores do SICblogue e espetadores de Mar Salgado?

Muito obrigado a todos por continuarem a fazer desta novela um sucesso! Foi feita para vocês a pensar em vocês todos os dias! Muito mas muito obrigado! Beijinhos e abraços!