Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sicblogue

Vizinhos na SIC Notícias acompanha viagens de Álvaro Siza

logo sic noticias

Dia 28 e 29 de maio e 4 e 5 de junho na SIC Notícias

Há 30 anos, o arquiteto Álvaro Siza foi convidado para projetar quatro bairros em quatro cidades da Europa: Porto, Haia, Berlim e Veneza.

 

Estes projetos evidenciam uma característica rara entre os arquitetos da actualidade: a habitação social. Ao longo de três décadas surgiram alterações no tecido social dos bairros mas a arquitetura mantêm-se.

Em 2016, o Prémio Pritzker Álvaro Siza revisitou os bairros, entrou nas casas dos moradores, conversou com eles, ouviu elogios e desabafos. A variedade dos habitantes dos bairros sociais mostra a diversidade da Europa de hoje. Álvaro Siza conheceu famílias originárias da Turquia, de Angola, da Síria que habitam casas desenhadas por si; e também as situações de gentrificação em que novos moradores, jovens arquitetos, designers, estudantes, procuram edifícios em que se evidencia a obra de um dos mais destacados arquitetos a nível mundial. Em exclusivo, a SIC e o Expresso acompanharam estas viagens de Álvaro Siza.

‘Vizinhos’ é um conjunto de quatro documentários, realizados no Bairro da Bouça - Porto, em Schilderswijk - Haia, na Giudecca -Veneza e no Bonjour Tristesse - Berlim, onde se revela a relação de vizinhança que existe em cada bairro e a forma como os moradores acolhem, debatem, questionam o Pritzker Álvaro Siza.

Este ano a 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza tem por tema "Reporting from the Front" e é dirigida pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena, conhecido pelos seus projetos de habitação social e que este ano foi também distinguido com o maior prémio mundial de arquitetura, o Pritzker.

O Pavilhão de Portugal, nesta Bienal, estará focado na obra de Álvaro Siza, com a curadoria dos arquitetos Nuno Grande e Roberto Cremascoli. Os quatro documentários realizados pela SIC farão parte da exposição na Bienal de Arquitetura de Veneza que decorrerá no Campo di Marte, Giudecca, Veneza, de 28 de Maio a 27 de Novembro de 2016.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.